Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TEXTO sobre MEIOS TÉCNICOS

REPASSO TEXTO QUE FIZ A RESPEITO:

__


  As tecnologias sempre estiveram presentes na vida das sociedades, podendo ser desde uma ponta de lança à um moderno computador. No entanto, as tecnologias estão mais presentes no atual período da Globalização, com o desenvolvimento da Sociedade Capitalista.
 A tecnologia se desenvolveu por causa da sociedade Capitalista e o Capitalismo necessita dela para poder existir. As tecnologias facilitam a produção, ajudando nos fluxos econômicos, diminuindo as distâncias e o tempo.
 Compreender os sistemas técnicos são essenciais para compreensão do fenômeno de globalização e a sociedade capitalista atual. Os sistemas técnicos se organizam em na geografia dos lugares, ou seja, em meios técnicos. Atualmente, o Espaço Geográfico se organiza no Meio  “Técnico-Científico-Informacional”.
MILTON SANTOS (2002 e 2005) definirá o "meio natural" (ou pré-técnico), o "meio técnico"  e o "meio técnico-científico-informacional". No "meio natural" a natureza é mais determinante que a sociedade, presente em sociedades primitivas e tradicionais. SANTOS (2005, p.144) diz que neste período temos uma socialização da natureza:
"(...) As transformações impostas às coisas naturais já eram técnicas, entre as quais a domesticação das plantas e animais aparece como um momento marcante, o homem mudando a Natureza, impondo-lhe leis. A isso também se chama técnica. Mas estamos aqui reservando a apelação período técnico à fase posterior à invenção e ao uso das máquinas, já que estas, unidas ao solo, dão uma toda nova dimensão à respectiva geografia".
O "meio técnico" foi formado pelas grandes concentrações humanas e pelas infra-estruturas de circulação construída pelas sociedades, ou seja, a urbanização é ocasionada pelo advindo da industrialização e o capitalismo, que vai criar o "meio técnico". SANTOS (2005, p.145) diz que há um enfrentamento maior da “natureza natural e humanizada”, onde “os tempos sociais tendem a se superpor e contrapor aos tempos  naturais”, sendo que este: “período técnico vê a emergência dos objetos técnicos e do espaço mecanizado. Os objetos que formam o meio não são, apenas, objetos culturais; eles são culturais e técnicos, ao mesmo tempo”.
O "meio técnico-científico-informacional" é dominado pelas redes de alta tecnologia que pelas quais circulam bens materiais e imateriais (tais como informações e idéias). SANTOS (2005, p.146):
"O terceiro período começa praticamente após a segunda guerra mundial e, sua afirmação, incluindo os países de terceiro mundo, vai realmente se dar nos anos 1970. (...) interação, nos dois sentidos, da ciência e da técnica, a tal ponto que certos autores preferem falar de tecnociência para realçar a inseparabilidade atual dos dois conceitos e das duas práticas.
Essa união entre ciência e técnica e entre técnica e ciência, vai se dar sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência e à técnica, torna-se um mercado global. Neste caso, a idéia de ciência, a idéia de tecnologia e a idéia de mercado global devem aparecer conjuntamente, oferecendo uma nova interpretação ao tempo presente, já que as mudanças que ocorrem na natureza também se subordinam a esta lógica".
O capitalismo necessita se globalizar ou se mundializar para que extraia mais-valia nos mais diferentes locais do mundo, ou seja, é uma globalização do processo de produção. As grandes empresas não precisam de um território como um todo, pois elas trabalham com pontos particulares que são alavancas da realização da sua riqueza. SANTOS (1985) diz que:   
"O mais pequeno lugar, na mais distante fração do território tem, hoje, relações diretas ou indiretas com outros lugares de onde lhe vêm matérias-prima, capital, mão de obra, recursos diversos e ordens (...) em nossos dias, o espaço é apropriado, ou ao menos, comandado, segundo leis mundiais".
Estudar e compreender o lugar significa entender o que acontece no espaço onde se vive, pois muitas vezes as explicações podem estar fora,  sendo necessário, muitas vezes, buscarmos motivos tanto internos como externos para se compreender o que acontece em cada lugar. O "meio técnico-científico-informacional" é uma criação da sociedade capitalista, sendo decisivo para a otimização da realização do capital. O capitalismo tem uma dimensão social (na cultura, relações trabalhistas, etc) e tem uma dimensão espacial-territorial. A sociedade capitalista está globalizando a sua produção e criou o "meio técnico-científico-informacional" para a sua própria existência.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SANTOS, Milton. Espaço e Dominação. In: Seleção de Textos Nº 4 da AGB-SP, Junho de 1978, São Paulo: AGB-SP, 1978.
_____________. Por Uma Geografia Nova, São Paulo: Hucitec, 1978.
_____________. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
_____________. A Natureza do Espaço: espaço e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário