Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

TIPOS de NUVENS e CHUVA - TEXTO CLIMATOLOGIA



ou


texto do professor Edson Cabral do departamento de geografia a PUC-SP.
 
NUVENS E CHUVAS.
As nuvens são fenômenos meteorológicos (aglomerados de partículas de água, líquidas e ou sólidas, em suspensão na atmosfera) formandos pela condensação ou sublimação do vapor d’água na atmosfera.
Para a formação de nuvens deve haver: alta umidade relativa, núcleos de condensação ou higroscópios (sal, pólens, fuligem, material particulado) e condensação (estado de vapor – estado líquido) ou sublimação (vapor – sólido)
As nuvens podem indicar uma condição de estabilidade, quando há ausência de movimentos convectivos ascendentes, produzindo nuvens estratiformes e nevoeiros ou também apresentar condição de instabilidade, com o predomínio de movimentos convectivos ascendentes e produzindo nuvens dos gêneros cumulus e cumulonimbus.
Um dos critérios utilizados para a identificação de nuvens é sua altura:
- Estágio baixo: de 30 metros de altura até 2.000 metros – nuvens Stratus (St), Stratocumulus (Sc), Cumulus (Cu) e Cumulonimbus (Cb)
Ø  Stratocumulus – nuvens de transição entre St e Cu.
Ø  Stratus – nuvens com alturas mais baixas e que podem ocasionar chuvisco.
Ø  Nuvens de desenvolvimento vertical – formam-se na altura de nuvens baixas e devido à instabilidade atmosférica chegam a alturas muito elevadas
Ø  Cumulus – nuvens isoladas e densas, com contornos bem definidos, denotam turbulência e podem gerar precipitações em forma de pancadas.
Ø  Cumulonimbus – nuvens que geram as trovoadas, relâmpagos, pancadas de chuva, granizo, fortes rajadas de vento e alta turbulência.

- Estágio médio: de 2.000 a 8.000 metros de altura de base: Nimbostratus (Ns), Altostratus (As) e Altocumulus (Ac);
Ø  Nimbostratus – cinzentas e espessas, podem dar origem à chuva ou neve leve ou moderada de caráter contínuo.
Ø  Altostratus – véu que cobre normalmente todo o céu e pode gerar chuva de intensidade leve e contínua
Ø  Altocumulus – formadas por faixa ou camadas, associadas ao ar turbulento de camadas médias, não gerando normalmente precipitação.

- Estágio alto: acima de 8.000 metros de base: Cirrus (Ci), Cirrostratus (Cs) e Cirrocumulus (Cc). Estágio alto: a partir de 4 km nos polos, 7km nas latitudes temperadas e 8 km nas latitudes tropicais.
Ø  Cirrus – prenunciam o avanço de sistemas frontais e podem indicar a existência de Correntes de Jato (Jet Stream)
Ø  Cirrostratus – véu de nuvens formando um halo em torno do sol ou da lua
Ø  Cirrocumulus – indicam ar turbulento em seus níveis de formação

Conforme o aspecto físico, as nuvens também podem ser classificadas em:
-          estratiformes – aspecto de desenvolvimento horizontal e pouco desenvolvimento vertical; pode ocasionar chuva leve e contínua – ex: As
-          Cumuliforme – grande desenvolvimento vertical, denota atmosfera mais turbulenta – ex: Cu e Cb
-          Cirriformes – origina-se de fortes ventos em altitude e são formadas de cristais de gelo – ex: Ci
As nuvens podem se formar de quatro processos:
Ø  Radiativo: principalmente no inverno, com a perda radiativa de energia em radiação de ondas longas, resfriamento de superfície e formação de nuvens baixas (St) e nevoeiros.
Ø  Dinâmico (frontal) – ocorre nas áreas de frentes (frias ou quentes), pela ascenção do ar na rampa frontal, com o consequente resfriamento e condensação.
Ø  Orográfico – devido à presença de relevo, com o ar úmido subindo a elevação, se resfriando, condensando sob a forma de nuvens à barlavento (face onde sopra o ventos).
Ø  Convectivo – formado pelas correntes ascendentes devido ao aquecimento da superfície, principalmente na primavera e verão. Formam cumulus e cumulonimbus, particularmente nas tardes.

CHUVA
É a precipitação sob a forma líquida. De forma esquemática, sua distribuição em relação às latitudes apresenta um máximo principal nas áreas próxima de zero e dois secundários em torno da latitude de 50º nos dois hemisférios, além de dois mínimos nas latitudes de 30º, em ambos os hemisférios e nas regiões polares. Podem ser de origem convectiva, frontais (ciclonais) ou orográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário