Total de visualizações de página

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ciclos do Carbono e do Nitrogênio - imagens e texto

repasso imagens e um texto que eu fiz.
____

 Ciclo do Carbono



Ciclo do Nitrogênio


- Todas as 4 esferas do Planeta Terra relacionam-se, são autônomas mas são interdependentes. A Atmosfera se relaciona com a Hidrosfera como, por exemplo, nas influencias das águas na umidade do ar. A Atmosfera se relaciona com a Litosfera como, por exemplo, na poeira do solo que contribui na formação das nuvens, nas erupções vulcânicas emitindo gases na atmosfera e nas barreiras naturais do relevo aos ventos (e às correntes e massas de ar). A Atmosfera se relaciona com a Biosfera como, por exemplo, na fotossíntese das plantas e na degradação humana do “meio ambiente”.
- A fotossíntese das plantas é decisiva para a troca do gás CO² pelo O² na atmosfera. A planta necessita de CO², H²O e de luz solar para poder ter energia para sobreviver (a planta retira do CO² a glicose para se alimentar e se evoluir, além de retirar o oxigênio que será liberado para o meio ambiente).
- Estão equivocadas as pessoas que dizem que se deve acabar com o CO² do Planeta Terra, porque o CO² é um importante gás para a vida no planeta Terra. Este contribui para que a planta faça fotossíntese e contribui para absorver raios solares (contribuindo para o “efeito estufa natural” e o “aquecimento global natural”). Se o “efeito estufa natural” e o “aquecimento global natural” não ocorressem no Planeta Terra, certamente não haveria vida.
- Os vulcões são responsáveis pelas maiores emissões de CO² no planeta Terra, mas o ser humano está emitindo cada vez mais este gás e contribuindo para um “efeito estufa exagerado” e o “aquecimento global exagerado”.
- Ciclo do Carbono (C)= O Carbono é um importante elemento químico do Planeta Terra, sendo o 4º mais abundante (depois de Hidrogênio, Hélio e Oxigênio). Está presente na terra, água, seres vivos, rochas e ar. Emitida pelos vulcões, fábricas e automóveis, queimadas de florestas, pecuária e respiração dos seres vivos. Este gás sempre estará presente no planeta.
- Ciclo do Nitrogênio (N²) = nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.
- nitrogênio nas plantas > animal come > animal defeca no solo > nitrogênio vai para o solo ou para o ar > nitrogênio volta para a planta.
- nitrogênio presente nos gases emitidos na atmosfera por vulcões e indústrias > chove > nitrogênio vai para o solo (ou água) > nitrogênio nas plantas > animal come > animal defeca no solo > nitrogênio vai para o solo ou para o ar > nitrogênio volta para a planta.

5 comentários:

  1. legal mais não tinha todas as informações que preciso mais isso serve pra algumas pessoas e tambem aprendi alguma coisa que eu não tinha aprendido ainda gosteii adorei ass: stela ferreira

    ResponderExcluir
  2. Olá Wladimir, é a primeira vez q visito sua página, estava à procura de um material sobre o ciclo do carbono e nitrogênio, porém que não fosse extenso, queria algo mais objetivo, pois, tbém sou professor do Estado, e como vc sabe, ñ temos tanto tempo para textos longos e massacrar nossos alunos, ñ é verdade ! Gostei muito do seu material e deixo aqui uma dica; você conseguiu fazer o q poucas pessoas conseguem em páginas de conteúdo; resumir sem deixar incompleto. Se fizer isso em outros post da sua página, vai ter um grande retorno. Abç... Jefferson Andre.

    ResponderExcluir
  3. Olá, professor.
    Gostaria de dizer que gostei da forma como explicou os ciclos.
    Vou referenciar sua página na minha aula.
    Obrigada.

    Só preciso fazer uma observação...hehe....
    Eu, como professora de química, preciso mencionar que os índices numéricos nas moléculas de CO2, O2, N2, H2O, entre outras, são subscrito e não sobrescrito...hehe...

    ResponderExcluir