Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Crítica aos Críticos dos Subsídios Agrícolas

repasso texto que eu fiz.
___
Em 2003 os presidentes de Mali e Burkina Faso enviaram uma carta à OMC intitulada  "Os subsídios a seus produtores estão nos estrangulando". Essa carta, de certa forma, revela que o problema da fome é, no âmbito do sistema de produção capitalista, estrutural. Mas é também conjuntural, e aponta para o jogo dos poderes que se revelam por meio do comércio mundial.
Podemos perceber que o governo inglês dá subsídios agrícolas para os produtores ingleses e isto faz com que o custo de produção seja menor e conseqüentemente o preço final do algodão (produto falado no texto) seja mais baixo.
Este baixo preço do algodão inglês tem prejudicado os produtores africanos, que não conseguem mais clientes porque seus produtos são mais caros (ocasionado pela falta de subsídios agrícolas nestes países).
Não acho que a Inglaterra deva acabar com os subsídios agrícolas porque isso é bom pro produtor local. O que deve ocorrer é uma mudança nos países africanos. Burkina Fasso e Mali não podem ficar dependentes somente de um tipo de produção (caso do algodão) e os governos destes países deveriam achar meios para fazer subsídios agrícolas para os seus produtores. O ideal era que se tivesse uma reforma agrária lá e que a produção fosse voltada para o mercado interno (fato que ajudaria na redução do preço dos produtos e na redução da fome, dando inclusive, mais empregos aos novos agricultores).





Subsídios Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário