Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

MAPAS de ETNIAS/NAÇÕES e PAÍSES no CONTINENTE AFRICANO

Mapa étnico da África - 1


África - divisões política e étnica

Mapa étnico da África - 2




Mapa étnico da África - 3





Mapa étnico da África - 4






COMO A ÁFRICA SERIA SE SUAS FRONTEIRAS FOSSEM DEFINIDAS POR ETNIAS E IDIOMAS
Por George Peter Murdock, 1959





 ANGOLA - MAPA ÉTNICO



 MAPA ÉTNICO DE ANGOLA - 2




 BENIN - MAPEAMENTO ÉTNICO





 BURKINA FASO - MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS





 MAPA ÉTNICO DE BURKINA FASO - 2





COSTA DO MARFIM MAPEAMENTO ÉTNICO





 GABÃO - MAPEAMENTO ÉTNICO




 GUINÉ - MAPEAMENTO ÉTNICO




 LÍBIA - MAPEAMENTO ÉTNICO




 Mapa étnico - MADAGASCAR





 MAPEAMENTO ÉTNICO DA ILHA DE MADAGASCAR - 2




 MAPA ÉTNICO DE SERRA LEOA - 1969




 MAPA ÉTNICO DO CONGO, REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO E GABÃO




 Mapa Étnico do Quênia - 1886



 QUÊNIA - MAPEAMENTO ÉTNICO (1974)




 QUÊNIA MAPEAMENTO ÉTNICO - 1


 QUÊNIA MAPEAMENTO ÉTNICO - 2





 MAPEAMENTO LINGUÍSTICO DA ÁFRICA DO SUL. DÁ PRA SE TER UMA ÍDÉIA DO QUE SERIA O MAPEAMENTO ÉTNICO






 MAPEAMENTO ÉTNICO E LINGUÍSTICO DA NIGÉRIA




 MOÇAMBIQUE - MAPEAMENTO ÉTNICO






 RUANDA - MAPEAMENTO DO GRUPO BATWA OU TWA, UM DOS GRUPOS QUE MAIS SOFRERAM NA GUERRA ENTRE HUTUS E TUTSIS






ZÂMBIA - MAPEAMENTO ÉTNICO



_____________________________



ESTES MAPAS SÃO INTERESSANTES, MOSTRANDO AS MUITAS ETNIAS (ou NAÇÕES) NO CONTINENTE AFRICANO, QUE SE CHOCAM COM A PEQUENA QUANTIDADE DE PAÍSES, SENDO UM DOS MOTIVOS (DENTRE VÁRIOS, IMPORTANTE NÃO GENERALIZAR) DOS CONSTANTES CONFLITOS NESTE CONTINENTE.


O continente africano não pode ser tratado de maneira homogênea nas análises geográficas, mas deve-se considerar a heterogeneidade de suas relações e determinações (políticas, culturais, econômicas, sociais, naturais e históricas) e a diversidade dos seus lugares (até porque é um território muito amplo e diverso).
Para se fazer uma análise coerente do continente africano, deve-se especificar o local (pensando em suas diversas escalas geográficas), sem deixando de lado as determinações históricas do passado e as relações contemporâneas.
Para compreender as razões históricas, devem-se levar em consideração as heranças da colonização européia que privaram muitos países de se diversificarem economicamente, continuando nas atividades primárias de extrativismo, mineração e agricultura de subsistência pouco modernizada, além da questão das fronteiras dos países que foram feitas de maneira arbitrária (não respeitando as especificidades culturais locais e intensificando as disputas étnicas nestes locais). Compreendo que esta reflexão seja necessária e que não reproduz visões estereotipadas e deterministas dos problemas africanos.
Estas heranças históricas são muito importantes para a compreensão da realidade africana, mas, identificando localmente, deve-se também levar em conta as relações contemporâneas, como as disputas territoriais e as disputas de poder do Estado (levando em conta crises de governabilidade, problemas de legitimidade, ausência de democracia, autoritarismo exacerbado), além de questões de negação de autonomia e das identidades próprias, etc.
Muitos dos locais na África estão com uma modernização significativa, ou seja, com um desenvolvimento das relações produtivas capitalistas, diversificando sua infra-estrutura e as atividades produtivas, desenvolvendo o meio técnico-científico-informacional deste continente. Creio que este desenvolvimento capitalista na África possa diversificar sua produção e o nível de renda dos africanos, mas este processo tem de ocorrer sem desigualdades e concentrações de renda (ou de riquezas) entre as classes sociais.


___


Fontes de alguns mapas: https://www.facebook.com/espaco.joaocandido/media_set?set=a.237348686322229.58289.100001412995895&type=3

Um comentário:

  1. Muito incrível, tinha que ter mais estudos desses, inclusive nas escolas. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir