Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Estado e Capitalismo


Estado e Capitalismo

1- Durante o Feudalismo (séculos V à XVIII) não existiam Países, tínhamos Cidades-Burgos, Cidades-Feudos e Impérios. Quanto mais Cidades-Feudos uma Cidade-Burgo dominasse, maior seria o seu Império. Portanto, não tínhamos países, mas Cidades e Impérios.
2- Não existiam países porque não havia a necessidade se ter uma unidade nacional produtiva, as coisas ocorriam muito localmente ou regionalmente.
3- Os países foram criados na sociedade capitalista, neste processo de UNIDADE NACIONAL com junções de nações.
4- O Poder Político no Feudalismo era exercido pelo Clero e a Nobreza, deixando a Burguesia e o Povo (Servo) de lado.
-       Quando a Burguesia tem as condições materiais (pela acumulação de capitais mercantil, bancário e industrial), ela se une ao Povo e faz uma Revolução, tirando o Clero e a Nobreza do poder político da sociedade.
-           Esta Revolução se chamou de “Revolução Francesa” (1789), que sepulta os últimos resquícios do Feudalismo e marca o inicio de uma nova sociedade, agora controlada pela Burguesia, chamada Sociedade Capitalista. Apesar da Burguesia ter se aliada ao Povo para ocorrer esta Revolução, ela trairá o Povo e deixará estes como sendo os seus explorados.
5- Após a “Revolução Francesa”, temos a criação do Sistema Capitalista de Produção, o surgimento do Estado-Nação e uma ampliação da criação dos países.
6- A Burguesia exercerá o poder pelo Estado que será aprimorado nos EUA no século XIX, surgindo assim, o Estado de Direito e os 3 Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
7- Quem comanda o Estado-Capitalista e os Países são os governos capitalistas, controlados pela Burguesia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário